Descubra qual é a melhor música para estudar

Acesse nosso Blog!

Como Acumular Riqueza Para Viver de Renda

Muitos brasileiros têm o sonho de acumular riqueza para viver de renda. Assim, poderão usufruir dos benefícios da renda passiva, ou seja, quando seu dinheiro trabalha por você e não você que trabalha pelo dinheiro. 

Porém, o que muita gente não sabe é como fazer isso sair do sonho para a realidade. É justamente nesse ponto que muitas pessoas desistem, sem sequer saber como começar. 

Primeiramente, é importante saber que acumular riqueza para viver de renda não é algo impossível. De fato, com o conhecimento certo do mercado financeiro e bom planejamento, isso é bastante possível. Vamos te falar como a partir de agora!

Como acumular riqueza para viver de renda? 

A primeira pergunta que você deve se fazer é por que você deseja acumular riqueza para viver de renda. 

Muitas pessoas respondem que é para não ter que trabalhar e poder viajar. Mas, você não vai viajar 365 dias no ano e até quem vive de renda precisa “trabalhar” para continuar sabendo o que fazer com o valor investido, para que esse valor continue rendendo. 

Então, a melhor resposta para essa pergunta seria para poder aproveitar a vida, sem ter que se preocupar em não ter condições financeiras para isso. Ou seja, você vai poder programar suas viagens, visitar lugares diferentes, sem ter preocupações se você vai conseguir pagar por isso. 

É importante lembrar também que tudo na vida depende de dedicação e uma certa dose de sacrifício. Portanto, se você deseja acumular riqueza para viver de renda, vai ter que abrir mão de alguns luxos, como trocar frequentemente de celular, por exemplo. 

De fato, as pessoas costumam acreditar que para acumular riqueza para viver de renda precisam cortar tudo, até o cafezinho. Mas, isso não é verdade. 

Um café tomado todo dia terá menos impacto nas suas finanças do que você trocar de celular todo ano e se endividar por meses, pagando o aparelho novo. 

Vamos a alguns fatos, importantes, para você poder acumular riqueza para viver de renda. 

  1. Tenha metas bem estabelecidas 

Conforme já dissemos, a primeira ação que você deve tomar é estabelecer suas metas. 

Quando se tem metas bem estabelecidas, dificilmente se desiste no meio do percurso. 

Para facilitar, tenha sua meta dividida em anos: daqui a 5 anos, você deseja trocar de carro, daqui a 10 anos, poder quitar ou comprar uma casa nova, daqui a 25 anos ter uma complementação da aposentadoria ou abrir um negócio próprio. 

Ter as metas bem estabelecidas é essencial para você saber onde investir o seu dinheiro. 

  1. Faça uma reserva de emergência 

Poucos brasileiros conseguem ter uma reserva de emergência. Porém, a reserva de emergência é essencial para você conseguir lidar com imprevistos. 

Seja um pneu furado, ou um cano que estoura, um a geladeira que deu defeito, o custo para reparo disso deve sair da sua reserva de emergência. Assim, você não se endivida pegando empréstimos, ou no cartão de crédito ou pior ainda, no cheque especial, com juros altíssimos. 

  1. Saiba seu perfil de investidor 

O perfil de investidor é o que determina quais investimentos serão melhores para você. Se você tem perfil conservador, a renda fixa é a melhor indicação e a longo prazo você pode pensar em uma previdência privada tipo VGBL para viver de renda. 

Já perfis moderados e agressivos podem investir mais ou menos em renda variável e poder complementar a aposentadoria com dividendos de ações ou com rendimentos de fundos imobiliários, por exemplo. 

Com o passar do tempo, você pode até mudar seu perfil de investidor, convivendo melhor com maiores riscos de algumas aplicações financeiras e aumentando as chances também de rendimentos maiores. 

O importante é investir naquilo que bate com suas metas e com sua tranquilidade. 

  1. Estude as opções de investimento 

Quem deseja acumular riqueza para viver de renda precisa conhecer as diferentes opções de investimento existentes no mercado financeiro. 

Desde de fundos multimercado, passado por ativos de bolsa, como fundos imobiliários, até BDRs, se para você esses nomes são complexos e você não tem ideia como eles funcionam, estude essas opções. 

Acredite, investir o seu dinheiro para acumular riqueza para viver de renda demanda, além de foco e organização, muito estudo para saber quais são as melhores opções, de acordo com suas metas e quanto você investirá no longo prazo. 

  1. Foco sempre no longo prazo 

E por último, qualquer investimento cujo objetivo é acumular riqueza para viver de renda só terá resultados positivos se o foco for o longo prazo. 

Portanto, faça aportes frequentes, no caso de fundos imobiliários, por exemplo, reinvestindo os rendimentos enquanto você ainda está acumulando patrimônio, diversifique sua carteira e não abra mão de investimentos antes da data de resgaste, pois certamente você perderá dinheiro se assim o fizer. 

Juros compostos e rendimentos reinvestidos  são o grande diferencial de investimentos ideais para viver de renda, só funcionam a longo prazo. Assim, mantenha os objetivos em mente e continue os estudos, para poder viver de renda no futuro.